Projeto Arte Colorida e Sensorial com Kandinsky – Primeiras Aproximações

Arte abstrata não é alto fácil de se compreender, apreciar, absorver… para nós adultos, é preciso ajustar o olhar, observar, sentir, se abrir para o estilo até mesmo para sabe diferenciar uma obra planejada sensivelmente de uma tentativa mal sucedida de se criar uma abstração.

Aquarelas dos alunos da turma azul

Aquarelas dos alunos da turma azul

As crianças menores, vêem com mais leveza o estilo abstrato, e é com muita fluidez que experimentam este estilo, sem muita crítica de maneira bem intuitiva. 

Para introduzir a pintura abstrata, o sentimento desperto pela cor e sua distribuição no papel (tela), propus à turma azul um exercício de pintura com aquarela. Com apenas algumas linhas e formas geométricas traçadas no papel vergê.

Aquarela utilizada nos trabalhos

 

A maioria das crianças não conhecia o material e está aprendendo a segurar no lápis, e consequentemente no pincel. Ensinei o manuseio dos instrumentos e o funcionamento da aquarela em pastilha. Sua solubilidade em água, a necessidade de se lavar e secar o pincel para trocar de cor, a necessidade de se deixar a mão bem leve para criar as formas.

IMG_1658

Várias crianças gostaram muito do exercício, fizeram vários, experimentaram as cores oferecidas, misturaram e criaram novas. Outras crianças logo se cansaram e quiseram brincar, atitudes de se esperar em uma turma de 20 crianças de 4 anos, com personalidades diversas.

IMG_1659

O acabamento foi feito com cola com glitter.

3 thoughts on “Projeto Arte Colorida e Sensorial com Kandinsky – Primeiras Aproximações

  1. Pingback: Releitura Kandinsky – Educação Infantil | Artes na Educação Infantil

Deixe um comentário